Os contribuintes que não declararem o Imposto de Renda no prazo estão sujeitos a penalidades. Descubra as consequências e como proceder com a declaração em atraso.
O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024 termina no dia 31 de maio. Embora a Receita Federal estabeleça um prazo de cerca de dois meses para a declaração anual, milhares de contribuintes não a fazem a tempo, seja por falta de informações e documentos ou pela correria do dia a dia. O atraso pode resultar em sérias consequências.
Faça sua Declaração do IRPF 2024 com a Conta49!
O contribuinte que não apresentar a declaração dentro do prazo estipulado pela Receita Federal estará sujeito a uma multa por atraso, que varia de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido.
O pagamento deve ser feito em até 30 dias por meio do DARF emitido na entrega da declaração. No e-CAC, é possível baixar o DARF pelo extrato de processamento da declaração.
Além do prejuízo financeiro, ao não declarar o IR, o nome do contribuinte pode ser incluído no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin), um banco de dados onde estão registrados os nomes de pessoas em débito para com órgãos e entidades federais, e passar a ter o CPF em situação irregular.
Vale ressaltar que o CPF irregular dificulta a realização de transações bancárias, a obtenção de empréstimos, o recebimento de aposentadoria e até mesmo a participação em concursos públicos.
Embora raro, em casos de sonegação fiscal grave, a Receita Federal pode recorrer à prisão. Isso geralmente ocorre quando há evidências de tentativa deliberada de burlar a lei tributária. A sonegação fiscal é um crime contra a ordem tributária e pode acarretar em reclusão de dois a cinco anos.
Caso o atraso na declaração seja de até cinco anos, o processo para a entrega atrasada é semelhante ao da entrega no prazo, podendo ser feito pelo programa da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu IRPF. Basta acessar e selecionar o ano a ser declarado, preencher com as informações necessárias e enviar a declaração.
Se o contribuinte estiver com a declaração atrasada há mais de cinco anos, não poderá realizar o processo pelos meios digitais. Além disso, pode ter que pagar uma multa de até 150% do valor devido e ser investigado por crime de sonegação fiscal.
A declaração do Imposto de Renda pode parecer uma tarefa árdua, mas com o conhecimento adequado e a preparação correta, você é possível passar por esse processo sem estresse. Certifique-se de ficar atento aos prazos, reunir todos os documentos necessários e buscar orientação profissional. Com estas etapas em mente, você estará no caminho certo para uma declaração precisa e eficiente em 2024.
Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo.
Declaração do Imposto de Renda 2024: O que você precisa saber
Como prestadores de serviço para o exterior declaram seus recebimentos?